Pular para o conteúdo

Àbọ́rú, Àbọ́yẹ́, Àbọ́ṣíṣẹ, o que é?

30/11/2013

Àbọ́rú, Àbọ́yẹ́, Àbọ́ṣíṣẹ, o que é?

Por Mário Filho¹

Esta é uma saudação universal para todos os Bàbáláwo, ou seja, os Sacerdotes de Ifá, sendo uma forma de homenageá-los no ato de os cumprimentar.
Pode-se utilizar essa frase para homenagear e cumprimentar, também, os Sacerdotes e Sacerdotisas de Òrìṣà (Orixá), Bàbálòrìṣà e Ìyálòrìṣà, respectivamente, e seus seguidores, bem como para qualquer Iniciado em Ifá, quando se saúdam.
Seu significado pode ser traduzido como: “Que o sacrifício possa ser feito, que ele possa ser aceito e que aquilo pelo qual ele foi feito se manifeste”.
A esta saudação o Bàbáláwo ou quem a recebe responde: “Ogbó, atọ́, àsúre, Ìwọ̀rìwòfún”, que pode ser traduzido como: “Que você possa viver por muito tempo, tendo uma excelente saúde e sendo abençoado por Ìwọ̀rìwòfún”, que é um dos Ọmọ Odú de Ifá.

995828_663782253638337_1936866015_n

¹ Sacerdote afro-religioso. É dirigente do Templo Espiritual Pantera Negra e do Ilé Ifá Ajàgùnmàlè Olóòtọ́ Aiyé. Bacharel, Mestre e Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública,  pelo Centro de Altos Estudos de Segurança; Especialista em Políticas Públicas de Gestão em Segurança Pública, Especialista e Mestre em Ciência da Religião (todas pela PUC/SP), Especialista em História da África e do Negro no Brasil pela UCAM/RJ. Professor do Programa de Pós Graduação (Mestrado e Doutorado) do Centro de Altos Estudo em Segurança. Endereço eletrônico: ezezide@gmail.com

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. winckler, Jorge permalink
    15/04/2017 15:33

    gostaria de me inscrever no blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: